Aikido Maruyama, Instituto, Roberto Maruyama, Defesa Pessoal, Hombu Dojo, Japão, Aikido, 7o. Dan

O que é o Aikido?


"O Aikido não é uma técnica para lutar contra um inimigo ou derrotá-lo. É uma maneira de conciliar as diferenças que existem no mundo e fazer dos seres humanos uma família. Significa que o segredo do Aikido é a busca da harmonia com o Universo, é tornar-nos unos com o Universo. Seus praticantes devem buscar esse entendimento por meio de treinamento diário".

Mobirise

Morihei Ueshiba
1883-1969

Mobirise

Kishomaru Ueshiba
1921-1999

Mobirise

Moriteru Ueshiba
1951

Resultado de estudos e austeros treinamentos do mestre Morihei Ueshiba (1883-1969), que buscou e dominou os segredos de numerosas artes marciais japonesas (Budo), passados de geração a geração desde a idade antiga.
 
Segundo mestre Ueshiba:
 
"O Aikido não é uma técnica para lutar contra um inimigo ou derrotá-lo. É uma maneira de conciliar as diferenças que existem no mundo e fazer dos seres humanos uma família. Significa que o segredo do Aikido é a busca da harmonia com o Universo, é tornar-nos unos com o Universo. Seus praticantes devem buscar esse entendimento por meio de treinamento diário".

Exprimindo isto de maneira mais direta, pode-se dizer que a essência do Aikido é a Paz e a Harmonia. Todos os movimentos do Aikido, seguem as leis da natureza; são cheios de vigor e força, sem forçar de forma alguma nossos movimentos naturais. Consequentemente, pessoas de todas as idades e de ambos os sexos sentem-se atraídas pelo Aikido como uma forma ideal para temperar, forjar e treinar a mente e o corpo.
Nas aulas práticas, usa-se a didática do método repetitivo (reiterada repetição de uma mesma técnica), ao invés do método competitivo.O Aikido é mais do que esporte, porque não busca objetivos relativos como o de uma competição, mas busca, isto sim, os valores absolutos que transcendem os desejos de glória pessoal.Até a eclosão da Segunda Grande Guerra, o Aikido era praticado e ensinado apenas a elementos selecionados da nobreza do Japão, oficiais da guarda de honra imperial, ministros de Estados, oficiais generais, aspirantes da Academina Naval, cadetes da Academia Militar, líderes policiais e aos faixas pretas acima do quinto grau de outras artes marciais, como o Judo e Kendo. 
 

Após a Segunda Guerra, o Aikido começou a ser divulgado mais amplamente, primeiramente entre os oficiais das Forças Armadas e mais tarde ampliando-se através das faculdades e grandes empresas. O Aikido, como arte marcial, não visa apenas a derrota do oponente, mas sim ensina a vencer a si próprio, através de autocompreensão. Em outras palavras, vencer a si próprio significa forjar um espírito capaz de vencer as vicissitudes da vida e tornar-se um ser humano corajoso e sereno ao mesmo tempo.O Aikido também é conhecido como a arte marcial que visa ajustar o espírito do ser humano à dinâmica do Universo, ou seja, sua prática ensina a não contrariar os movimentos da natureza. Por exemplo, se numa contenda o adversário nos ataca com grande vigor e intensidade, basta nos desviarmos e, ato contínuo ele será arremessado tanto mais longe, quanto maior a intensidade de seu ataque. Ao contrário, se o golpe for mais brando, assim será também a resposta ao golpe aplicado. 

  Uma outra característica do ser humano é a contestação. As pessoas costumam se rebelar contra qualquer palavra áspera vinda do interlocutor. O Aikido ensina a não oferecer resistência à ofensa verbal, por mais maldosa que ela seja. As discussões acirradas via de regra terminam em um confronto físico e isto é o mesmo que colocar mais lenha em um fogueira. As pessoas que praticam o Aikido e conseguem assimilar a sua essência, sabem como semear e desfrutar a paz em seus lares, e no convívio social nunca se tornam irados ou nervosos, podendo assim levar uma existência tranquila e altamente proveitosa. A consequência de tudo isso será uma sensível melhoria na saúde, na beleza física e na capacidade de defesa pessoal.

© Copyright 2017 Aikido Maruyama - All Rights Reserved

WYSIWYG HTML Editor