Automatic Backlinks

Turmas de Aikido

Veja aqui os horários de treinos disponíveis

 

 

adultos1_thumbnailConstata-se atualmente que o grande mal que assola o homem moderno é o stress. Submetido a várias pressões, a necessidade de garantir a sua sobrevivência bem como a de seus familiares pelo desempenho no seu trabalho; a dificuldade de locomoção num trânsito caótico quer seja num transporte coletivo, bem como no individual; os sérios problemas de segurança publica; a degradação do meio-ambiente, enfim, todos esses fatores aliados á hábitos não saudáveis como a má alimentação, o tabagismo e a bebida, deterioram a saúde dos moradores dos grandes centros.

 

Se a pessoa se deixar levar por essas circunstâncias, será um sério candidato a ter uma doença psicossomática como hipertensão, ter úlceras no aparelho digestivo, enfartes cardíacos e demais doenças oriundas do nervosismo e da tensão emocional.

 

adultos2_thumbnailA prática regular do Aikido propicia uma reversão desse quadro. Iniciando-se o treino toma-se consciência da respiração correta (abdominal) e após o aquecimento de todas as articulações e músculos iniciam-se os movimentos, que exigem total atenção. Com isso somos obrigados a deixar as preocupações e aborrecimentos de lado, pois a nossa mente estará inteiramente concentrada na realização dos movimentos. Ou seja, o corpo, que estava parado o dia inteiro, trabalha e a mente, que trabalhou, descansa. É o princípio da manutenção da saúde.

 

Nas imobilizações e nas projeções expelimos o ar e aprendemos a relaxar, ou seja, nas situações de tensão, de nervosismo e de ansiedade ensinamos o nosso corpo a ficar tranqüilo e sereno, desenvolvendo a capacidade de auto-controle.

 

criancas1_thumbnailAs crianças são agrupadas em grupos (clãs) e dessa forma são desenvolvidas as técnicas mescladas com atividades recreativas já com vistas às movimentações do Aikido. São realizados jogos e são atribuídos pontos às diversas atividades e no final do mês é premiada a clã vencedora.

 

O objetivo é incutir na criança que o seu comportamento, a sua disciplina e a sua solidariedade beneficiam em primeira estância, ela própria e por conseguinte o grupo que ela pertence, no caso a clã, analogamente a sua participação na família e na comunidade.

 

É dada ênfcriancas4_thumbnailase nos aspectos disciplinares, obediência, no desenvolvimento da atenção, na e na cooperação, que as crianças assimilam com naturalidade, pois estão incluídas em atividades lúdicas.

 

A nossa experiência em quase 20 anos demonstra que todas as crianças melhoram em alguma característica do seu comportamento. Algumas tornam-se mais disciplinadas, outras mais obedientes e outras mais cooperativas. Também nota-se uma dedicação maior aos estudos. As crianças extremamente agitadas tornam-se mais calmas e as que são apáticas tendem a ser mais animadas.

 

Por outro lado, pelo fato do Aikido não ser competitivo, como as demais artes marciais, a probabilidade de ocorrência de ferimentos em treinos é mínima.

 

mulheres1_thumbnailPelo princípio do AI (Harmonia) todos respeitam as capacidades individuais, ou seja, os movimentos devem ser executados na medida da capacidade do parceiro receber e assimilar as técnicas. Os limites individuais de fisiologia, de idade, e das limitações de movimento devem ser sempre respeitados.

 

Dessa forma as mulheres, que por natureza, teoricamente, tem uma estrutura muscular menor que os homens, conseguem realizar as técnicas sem problema algum, mesmo por que nos movimentos do Aikido não se deve enfatizar a utilização da força física, muscular.

 

Por outro lado temos observado que talvez em virtude de sua estrutura fisiológica ser, aparentemente, mais frágil a constatação da sensação do medo é mais comum entre as mulheres. Hoje em dia á muito comum as mulheres não saírem sozinhas a noite. A partir dos constantes exercícios de preservação da integridade pessoal, criamos condições para que o medo seja controlado e não impeça mulheres2_thumbnailque tenhamos uma vida plena.

 

Além disso, as mulheres que são Yin vão procurar o seu equilíbrio desenvolvendo o seu Yang. Na medida em que ela treina com pessoas mais vigorosas e mais fortes ela, vai naturalmente desenvolvendo a sua energia Yang .

 

Concretamente temos casos constatados por exames de melhoria nos níveis osteoporose, hipertensão. etc. Além do que os exercícios do Aikido não enrijecem nem embrutecem o corpo da mulher, o que á muito comum nas outras modalidades, mas propicia um corpo bem torneado e adquire uma beleza que vem do interior e não do exterior com o uso de recursos de excessos de maquiagens e adornos.


security6_thumbnailDestinado a pessoas em atividades de segurança pública e privada, nas quais há uma maior exigência, tanto na capacidade de movimentação corporal, quanto na aplicação das técnicas de imobilização. No Aikido tradicional as técnicas são sempre aplicadas aguardando-se a iniciativa do parceiro. No caso da atividade policial á mais comum a resistência a prisão o que implica uma adequação das técnicas.

 

As técnicas de desarme, principalmente nas armas de fogo, em hipótese alguma podem ser feitas como no Aikido tradicional, pois a sua aplicação envolve muitas outras variáveis que uma pessoa que não vivencie o dia a dia dessa atividade não consegue vislumbrar.

 

São complementadas por técnicas de avaliação de risco, técnicas de abordagens a pé, revista pessoal, condução, utilização de algemas, posições de tiro e suas alterações.

 

Na parte do condicionamento físico os alunos estarão preparados para prestar os Exames Físicos para o Concurso da Policisecurity3_thumbnaila Federal e da reciclagem da SWAT.

 

Diferentemente de outras organizações esse á um Programa Contínuo de treinamento, pois entendemos que qualquer formação, no que se refere a Condicionamento Físico e Combate Tático, não devem ser feitos de forma esporádica em Cursos de curta duração mas de forma regular e constante.

 

Com esse Programa pretendemos dotar o agente de segurança de recursos pessoais que o habilitem a enfrentar as diversas situações de conflito, para as quais além do embasamento físico estará sendo municiado de serenidade e controle emocional elementos imprescindíveis para enfrentar as diversas ocorrências de risco.

 

mapa-oscar-coelho-pinheiro-334Rua Oscar Pinheiro Coelho, 334 - Caxingui
Telefone: (011) 3721 3113 / 96168-2731

Ideia na Web - Publicidade e Marketing Digital